---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


NASF de Belmonte lança nova ferramenta de atenção à saúde mental

Publicado em 11/09/2018 às 22:03 - Atualizado em 11/09/2018 às 22:03

No mês da Campanha Nacional contra o Suicídio, a secretaria municipal de Saúde de Belmonte, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) está lançando a Oficina Terapêutica, uma nova ferramenta de atenção à saúde mental. A atividade será desenvolvida todas as quartas-feiras, às 14h30, no auditório da Unidade Básica de Saúde. O grupo será fechado, sendo que a inserção dos participantes se dará a partir do encaminhamento da equipe de saúde do município.

De acordo com a psicóloga do NASF, Cassia Paloschi, a oficina terapêutica terá como objetivo principal a formação e atividade de um grupo operativo/terapêutico centrado na tarefa, como uma forma de acolhimento da demanda de saúde mental do território. A psicóloga destaca que é notória a importância da criação de um espaço contínuo para este acompanhamento, visando prevenir os agravos, aumentar a resolutividade das ações e reduzir a demanda das urgências, promovendo saúde e qualidade de vida.

Segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV) o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso. Na grande maioria dos casos este problema pode ser prevenido, com um suporte especializado e atenção devida.