Munícipio de Belmonte decreta situação de emergência por conta da estiagem

Publicado em 06/04/2020 às 10:33 - Atualizado em 06/04/2020 às 10:33

Por conta dos impactos causados pela estiagem no município de Belmonte, o prefeito, Genésio Bressiani, após reunião com a Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), decretou situação de emergência em todo território rural do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC), nesta segunda-feira (06). A medida se deve a baixa precipitação pluviométrica decorrente da falta de chuvas, resultando na baixa significativa dos mananciais de água de Belmonte.

Conforme o prefeito, Genésio Bressiani, a ação é necessária para fazer frente à crise hídrica que causa prejuízos no fornecimento de água para consumo humano, agropecuário e agricultura em geral. Bressiani também destaca que a estiagem traz grave risco à atividade econômica e a necessidade de renegociação de dívidas oriundas do setor produtivo. Segundo o prefeito, com o decreto vigente, a prefeitura poderá dar celeridade as medidas emergenciais necessárias para suprir as demandas resultantes da estiagem.

O vice-prefeito, Cleomar Pisoni, salienta que os prejuízos são notórios no município. Cleomar enfatiza que com base no levantamento da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no mês de março, em virtude da baixa precipitação de chuva, estima-se uma perda de 40% na produção de milho e soja, e um dano estimado de cerca de 20% na produção de leite. De acordo com o vice-prefeito, a situação exige atenção, mas a administração está empenhada para atender as necessidades dos agricultores, em especial para garantir o abastecimento de água.