Realizado encontro de encerramento do grupo de Hipertensos e Diabéticos

Publicado em 01/11/2019 às 22:56 - Atualizado em 01/11/2019 às 23:03

O encontro anual de enceramento do grupo de Hipertensos e Diabéticos de Belmonte aconteceu na quarta-feira (30), no Centro Social. O evento foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF). Inicialmente, o secretário municipal de Saúde, Volmir Giumbelli, falou sobre os serviços prestados e recursos aplicados pela municipalidade em saúde. Após foi realizada palestra com o técnico em segurança do trabalho das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Gilson Goelhke, que repassou informações referentes aos riscos da eletricidade e como evitar choques elétricos.

No município de Belmonte, o grupo de hipertensos e diabéticos já faz parte das ações de rotina da ESF há quatro anos. Segundo as profissionais da ESF, o grupo conta com cerca de 600 pessoas hipertensas, diabéticas ou ambos, divididas em oito grupos. Destacam que as atividades são realizadas no decorrer do ano nas comunidades e cidade, com visitas as áreas de atuação das agentes comunitárias de saúde (ACS), abordando assuntos diversos e renovando as receitas de uso contínuo. De acordo com as profissionais da ESF, o objetivo é levar ao público-alvo orientações de cuidados, qualidade de vida com a doença e prevenção de complicações.