Profissionais da Educação de Belmonte participam de capacitação da BNCC

Publicado em 22/11/2019 às 17:18 - Atualizado em 22/11/2019 às 17:18

Para compreender melhor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), direção, professores, estagiários, equipe pedagógica e servidores da secretaria municipal de Educação de Belmonte, participaram de uma capacitação. O encontro de encerramento aconteceu na quarta-feira (20), no Centro Municipal de Ensino Fundamental Professor João Revers, com orientação do professor, Lotário Staub. As mudanças entram em vigor no início do ano letivo de 2020. Nos encontros, com carga horária de 40 horas, os participantes puderam estudar todas as competências inseridas na BNCC, compreendendo o que é o documento, propósitos e como está estruturado.

Segundo a coordenadora pedagógica, Cristina Balmer, a capacitação foi importante e todos os participantes se dedicaram muito para entender a BNCC, que a partir do próximo ano será praticada nas escolas do município, paralelo ao Projeto Político-Pedagógico (PPP). Cristina explica que a BNCC irá assegurar a garantia de direitos de aprendizagem e vai evitar a defasagem do currículo, por meio da aplicação de um conteúdo anual único para todos os estudantes do país, respeitando o percentual máximo de 30% de particularidades por região. De acordo com a coordenadora pedagógica, cada conteúdo terá uma habilidade e competência, tornando o currículo mais extenso e ao mesmo tempo mais completo.

O prefeito, Genésio Bressiani e o vice, Cleomar Pisoni, prestigiaram o encontro que findou o curso de capacitação dos profissionais da educação para a implantação da BNCC nas unidades escolares do município. Ao se manifestarem, reconheceram o trabalho de excelência realizado pelos profissionais da educação de Belmonte, bem como o esforço empreendido para os momentos de estudo, visando o entendimento ampliado da BNCC. O prefeito e vice, ressaltaram que a nova Base Nacional certamente irá contribuir para melhorar o trabalho dos professores e a compreensão do conteúdo pelos alunos em sala de aula. Genésio e Cleomar, destacaram que o Governo Municipal, por intermédio da secretaria de Educação, continuará desenvolvendo ações que venham em benefício dos profissionais da educação e alunos das escolas do município.