Belmonte obtém licença ambiental emitida pelo CONDER para instalação da área industrial

Publicado em 11/03/2020 às 16:41 - Atualizado em 11/03/2020 às 16:41

Aproveitando a realização da Expo Belmonte 2020 – 1ª Feira do Comércio, Indústria e Artesanato, a Administração Municipal de Belmonte realizou na última sexta-feira (06), o ato de assinatura e entrega da Licença Ambiental de Instalação (LAI) da área industrial do município de Belmonte. O espaço que será disponibilizado para a instalação das empresas interessadas possui área total de dois hectares, localizado às margens da SC-496, em direção à La. Bela União, a cerca de 350 metros do acesso secundário à cidade.

O prefeito, Genésio Bressiani, explica que o município pleiteava a licença desde o mês de novembro de 2018, quando encaminhou a renovação no Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Conforme o prefeito, em razão da morosidade, a administração retirou o documento no IMA em fevereiro deste ano, protocolando o mesmo junto ao Consórcio de Desenvolvimento Regional (CONDER), que de forma célere, obedecendo à legislação e os trâmites obrigatórios, analisou a documentação e realizou a vistoria no local, emitindo parecer favorável à liberação da licença ambiental.

Segundo o prefeito, desde que o CONDER e os municípios assumiram o serviço de emissão das licenças, tem sido possível agilizar o processo, atendendo com mais celeridade os pleitos das administrações associadas ao consórcio. Conforme o prefeito, o próximo passo será a elaboração de um projeto de Lei, que se aprovado pela Câmara de Vereadores, possibilitará a abertura da área industrial e posterior instalação das empresas interessadas. O prefeito menciona que esta é uma conquista importante, pois estará oportunizando a geração de emprego e renda no município.