Saúde de Belmonte define estratégia para vacinação de idosos contra a gripe

Publicado em 19/03/2020 às 12:39 - Atualizado em 12/08/2020 às 16:08

Em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19), a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) foi antecipada. A campanha iniciará na segunda-feira, dia 23, tendo como grupos prioritários os profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos de idade. Os demais grupos serão atendidos a partir do dia 16 de abril. Em Belmonte, a secretaria municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, definiu uma estratégia diferenciada para atender o público-alvo, especialmente as pessoas idosas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Volmir Giumbelli, os profissionais de saúde serão vacinados a partir desta segunda-feira, dia 23, na Unidade Básica de Saúde municipal. O secretário explica que em razão das medidas preventivas para o enfrentamento do coronavírus, a secretaria de Saúde definiu que os idosos serão vacinados em casa, por micro área de abrangência dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). De acordo com o secretário, uma equipe mínima será formada para atender esta demanda.

O secretário municipal de Saúde esclarece que o roteiro de vacinação para os idosos terá início na segunda-feira, dia 23, abrangendo a micro área da agente de saúde, Juliana Carvalho, na sede do município. Volmir recomenda que os idosos permaneçam em suas residências e deixem a caderneta de vacinação em local de fácil acesso. Segundo o secretário, a primeira etapa de vacinação contra a gripe contemplará as três micro áreas do perímetro urbano, posteriormente seguindo para as localidades do interior, com divulgação prévia pelos meios oficiais do município e na imprensa local.