Idosos de Belmonte estão recebendo a vacina contra a gripe em casa

Publicado em 23/03/2020 às 12:02 - Atualizado em 23/03/2020 às 12:03

Começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza). Em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19), os idosos do município de Belmonte, com 60 anos de idade ou mais, grupo prioritário da primeira etapa da campanha, estão recebendo a vacina em suas residências. O Governo Municipal, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, elaborou roteiros de vacinação por micro área de abrangência dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A ação teve início nesta segunda-feira (23), atendendo a micro área da agente de saúde, Juliana Carvalho, na sede do município.

O secretário municipal de Saúde, Volmir Giumbelli, salienta que a medida visa garantir a permanência dos idosos em casa e evitar aglomeração no posto de saúde, onde até o dia 16 de abril, a vacina somente está disponível para os profissionais de saúde. Giumbelli explica, que os primeiros três roteiros de vacinação contra a gripe para os idosos do município abrangem as micro áreas do perímetro urbano, posteriormente seguindo para o interior, com divulgação prévia do cronograma pelos meios oficiais da prefeitura e na imprensa local. O secretário destaca que a meta é vacinar em torno de 400 idosos contra a influenza.

De acordo com o secretário de Saúde, em decorrência da demanda instituída pela municipalidade para atender os idosos, a secretaria de Saúde também definiu um dia específico para aplicar vacinas de rotina na população belmontense, especialmente nas crianças. Giumbelli comenta que no período de 23 de março a 03 de abril, a vacinação na sala de vacinas do posto de saúde será realizada apenas nas sextas-feiras, no turno matutino. Ressalta que ao comparecer à unidade, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação, regra que também é válida para os idosos que estão recebendo a vacina de prevenção da gripe em suas residências.