Prefeitura trabalha para atender as demandas dos produtores rurais do município

Publicado em 17/07/2020 às 08:25 - Atualizado em 17/07/2020 às 08:29

O Governo Municipal de Belmonte, por intermédio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Transportes e Obras, tem buscado, diariamente, atender as necessidades dos produtores rurais. Além de fazer frente à recuperação das estradas vicinais, as secretarias estão prestando serviços com máquinas e equipamentos nas propriedades rurais e desenvolvendo os programas horas máquina e subsídio de percentual do valor do sêmen. As equipes também trabalharam na remoção de entulhos e desobstrução das vias após o tornado, e na coleta de galhos no início do mês de julho.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Pires de Lima, destaca que a manutenção das estradas vicinais e acessos, estradas de roça, terraplanagens, aberturas de fontes de água, produção de silagem e transporte de água, principalmente em época de estiagem, estão entre os principais serviços realizados. Conforme João, neste período do ano, a prefeitura também faz o transporte de calcário, fornecido pelo Governo do Estado, através da Epagri, somando em torno de mil toneladas entregues. O secretário enfatiza que o município ainda incentiva o melhoramento genético dos rebanhos, disponibilizando o inseminador e subsidiando 40% do valor do sêmen.

Segundo o secretário, pelo Programa de Incentivo Agropecuário, a Administração Municipal de Belmonte credenciou prestadores de serviços para suprir as necessidades dos produtores. João explica que para os agricultores que aderiram ao programa, neste ano, a prefeitura está concedendo 40% de desconto sobre os serviços terceirizados, em caráter de subsídio, limitado até cinco horas por bloco de produtor rural. De acordo com o secretário, esse programa contempla serviços com trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira 4x4, caminhão caçamba e trator de pneu equipado com ensiladeira ou grade aradora.

João Pires de Lima frisa que as demandas dos produtores belmontenses continuarão sendo priorizadas pela municipalidade, tendo em vista que o setor agrícola é essencial para o desenvolvimento econômico do município. Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para esclarecer eventuais dúvidas, os produtores podem comparecer à secretaria, bem como poderão encaminhar a solicitação do serviço junto ao setor de Tributos, no Centro Administrativo Municipal, devendo, para acessar os incentivos do município, atender os critérios previstos na legislação em vigor.