Secretarias de Agricultura e Obras continuam programa de fontes protegidas

Publicado em 04/05/2021 às 11:05 - Atualizado em 04/05/2021 às 11:13

Ação garante qualidade de água e de vida para o homem do campo

As secretarias de Agricultura e Obras de Belmonte trabalham para garantir o abastecimento de água de qualidade ao homem do campo. A ação, considerada uma das mais importantes pela Administração Municipal, garante a saúde e qualidade de vida da família dos agricultores e, em época de estiagem, como a que a região enfrenta agora, o abastecimento da propriedade.

O trabalho é desenvolvido com auxílio do corpo técnico da prefeitura e Epagri, que fazem as orientações para execução dos projetos. Já as secretarias executam os projetos, disponibilizando o maquinário e a mão de obra de implantação. Os produtores rurais também auxiliam na implantação e ainda se comprometem a reparar a vegetação próxima à fonte e demais veios e nascentes d’água. “É preciso desenvolver ações que solucionem a falta de água no interior. O abastecimento deve ser uma prioridade e o combate à estiagem mais eficaz, por isso estamos nos esforçando para dar aos agricultores as melhores condições possíveis”, disse o prefeito Jari Giumbelli, que acompanhou a execução de uma fonte.

Dois modelos de fontes são disponibilizados – Caxambú e a de tubo vertical. As duas tem o mesmo princípio de excussão: após a abertura e limpeza de um buraco ou vala, que servira de depósito da água, são acondicionados os tubos de concreto. Esses são rodeados ou recobertos por pedras de bitolas diferentes, afim de criar um filtro. Tudo isso é coberto por uma lona e terra. O plantio de grama e reposição da vegetação finalizam o trabalho.

Os produtores interessados devem procurar a secretaria de Agricultura para fazer o pedido. Cada produtor recebe como subsídio cinco tubos, 10 metros cúbicos de rachão e as horas/máquinas para execução da fonte.