Prefeito busca solução para calçamentos no lado norte da cidade

Publicado em 22/07/2021 às 10:23 - Atualizado em 22/07/2021 às 10:25

Obras estão paralisadas devido a entrave com “canalão” do Lajeado Belmonte

O prefeito Jair Giumbelli, que esteve na Capital do Estado, há poucos dias, para uma audiência no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Na oportunidade, buscou informações de como a Administração Municipal deve agir para solucionar o problema que impede a finalização das obras de calçamento das ruas Pinheiro Machado, Humberto de Campos e Gaspar Silveira Martins, no lado norte da cidade, próximo a saída às comunidades o interior.

As obras dessas ruas, iniciadas em 2020, estão próximas a fontes de água e córregos, como o lajeado Belmonte, que precisa ser canalizado para a finalização dos passeios. Entretanto, as licenças ambientais solicitadas para fechar o "canalão", encaminhadas ainda em 2018, estão em análise no órgão ambiental, impedindo assim o andamento do projeto atual.

Para evitar prejuízos ao erário e resolver de vez o entrave, a Administração solicitou informações de como proceder e dar andamento ao processo do IMA e concluir a obra. “Precisamos agilizar esses processos e regularizar os trabalhos, assim poderemos finalizar as obras de forma correta e legal, sem correr o rico de devolver os valores. Pra isso, já trabalhamos no levantamento técnico e fotográfico adequado para reverter a situação”, ressaltou Giumbelli.

A não conclusão pode gerar a reprovação da obra e a devolução dos recursos, na ordem de R$ 238,7 mil, originários de emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai, mais a contra partida, no montante de R$ 12,1 mil. As verbas são geridas pela Caixa Econômica Federal.