Prefeitura disponibiliza livros em braile para escolas

Publicado em 09/06/2021 às 11:45 - Atualizado em 09/06/2021 às 11:45

Obra relata posse e conflitos das terras fronteiriças da República Argentina entre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

O prefeito Jair Giumbelli recebeu em seu gabinete, na manhã de terça-feira (8), o escritor Euclides Staub, para entrega de exemplares em braile do livro Povoamento & Colonização. A Obra, que relata a posse e conflitos das terras fronteiriças da República Argentina com o Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paranã e Noroeste do Rio Grande do Sul, é de autoria de Staub e José Raul Staub. Os exemplares serão disponibilizados às escolas municipais.

Foram entregues seis livros, cinco em braile e um em normal. As bibliografias apresentam documentos oficiais e depoimentos que fundamentam a história e epopeia de povos de origem americana e além mar, com subsídios para o estudo e conhecimento do Povoamento, colonização e posse das terras fronteiriças com a República da Argentina a partir da Guerra do Paraguai (1864-1870), Questão de Palmas (1890), Contestado (1.912 a 1916), trilhas abertas pela Coluna Prestes em (1925), Revolta dos posseiros (1957) e movimentos sociais que ainda pleiteiam o seu quinhão de terra.

O livro engloba ferramentas didáticas de alto valor científico e cultural para uso nas escolas, visando conscientizar a população local e regional quanto à importância de se resgatar e utilizar o patrimônio histórico cultural como atrativo turístico.  Segundo os autores, a obra abre caminhos para alavancar novos empreendimentos e elaboração de mapas com os atuais roteiros turísticos, projetando alternativas viáveis para novas ações, visando integrar a região no contexto turístico global.